dicas de saúde

dez dicas para uma gravidez saudável

 

A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar a sério, tanto em termos físicos como emocionais. Sua chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável aumentarão muito se você seguir algumas orientações simples:
1. Organize e planeje seu pré-natal
 
Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê, e escolher o obstetra ou ginecologista o quanto antes ajuda a construir um bom relacionamento até a hora do parto. Peça recomendações às suas amigas.
2. Alimente-se bem
 
Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína -- que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes -- e também leite e laticínios em geral.
3. Tome cuidado com o que come
 
É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados. A listeriose, doença que provoca aborto espontâneo ou problemas graves no recém-nascido, pode ser transmitida por queijos como o brie, camembert, roquefort, gorgonzola e os queijos brancos tipo frescal ou "de Minas", estes últimos às vezes feitos com leite não-pasteurizado. 
 
Devido ao risco de toxoplasmose, que embora seja pequeno existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes e frutas para tirar todo resquício de terra ou sujeira. 
 
Infecções alimentares por salmonela (salmonelose) são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto segure a vontade de lamber a colher de massa de bolo crua.
4. Tome suplemento de ácido fólico
 
O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Trata-se de uma condição grave que acontece quando o tubo que abriga o sistema nervoso central, na coluna, não se fecha totalmente, o que pode causar deficiências. Todas as mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar um suplemento diário de 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção até o fim do primeiro trimestre da gravidez. No Brasil, as farinhas de trigo já são fortificadas com ácido fólico para atingir toda a população, mas isso não elimina a necessidade do suplemento. O folato também está naturalmente presente em alimentos como as verduras (espinafre, brócolis e repolho, por exemplo), o suco de laranja, a beterraba e o feijão. 
 
Outros nutrientes importantes para sua saúde e para a do bebê são o ferro e o cálcio, que podem ser supridos normalmente pela alimentação. No entanto, muitos médicos receitam suplementos vitamínicos especiais para grávidas, que contêm reforços desses nutrientes. 
 
A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final da gravidez. Os peixes que mais contêm esse tipo de ácido graxo são o salmão, a sardinha, a truta, a cavalinha e o arenque.
5. Faça atividade física regularmente
 
Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase. 
Se você já está acostumada a se exercitar, o mais provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.
6. Comece a exercitar os músculos da região da vagina
 
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar disso, mas esse tipo de exercício devia ser feito por todas as mulheres desde a adolescência. Além de combater o problema da incontinência urinária, ele contribui para aumentar o prazer sexual -- por isso é usado nas técnicas de pompoarismo. 
 
A vantagem é que você pode fazê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar, sem ninguém perceber. Os músculos do assoalho pélvico formam uma rede na base da sua pelve e sustentam a bexiga, a vagina e o reto. Durante a gravidez, eles sofrem a pressão do peso do útero, e também ficam mais relaxados por causa das mudanças hormonais. A prática diária dos exercícios ajuda a fortalecê-los. 
 
Várias vezes por dia -- por exemplo, enquanto lava as mãos, escova os dentes ou prepara o café --, faça dez contrações lentas e dez rápidas dos músculos do assoalho pélvico. Um bom jeito de sentir como fazer essas contrações é imaginar que está fazendo xixi e interromper o fluxo imaginário de urina.
7. Não tome remédios sem falar com o médico
 
Não tome nenhum tipo de remédio sem antes perguntar para o médico se pode. Se você costuma usar algum medicamento, pergunte na primeira consulta do pré-natal se vai poder continuar tomando. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergia, cólicas, dor de cabeça, problemas de pele etc.). Faça uma lista e verifique com o médico o que vai poder tomar se precisar. Mas o ideal mesmo é evitar ao máximo tomar remédios.
8. Reduza seu consumo de cafeína
 
O café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes. Algumas pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso. A quantidade máxima aceitável é de quatro cafezinhos por dia (ou seis xícaras de chá), mas o melhor mesmo é reduzir o consumo.
9. Pare de fumar e de beber
 
Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um natimorto. Estudos mostram que grávidas que fumam um maço ou mais por dia têm mais probabilidade de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina. O ideal é parar de fumar antes mesmo de engravidar, mas qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê. 
 
Não consuma bebidas alcoólicas regularmente. O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. Beber muito, mas de uma vez só, numa saída à noite, por exemplo, também é prejudicial. O mais garantido é seguir a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e não beber durante a gravidez. Alguns médicos brasileiros, no entanto, adotam uma postura mais flexível, permitindo que suas pacientes tomem, em ocasiões especiais, uma taça de vinho ou um copo de cerveja.
10. Descanse
 
O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem.
 
 

O que é Hipertensão?

 

O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.
 
Fatores de risco
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
 
Fumo
Consumo de bebidas alcoólicas
Obesidade
Estresse
Grande consumo de sal
Níveis altos de colesterol
Falta de atividade física
Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da hipertensão é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos.
 
Tratamento de Hipertensão
A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas, além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
 
Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares
Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos
Praticar atividade física regular
Aproveitar momentos de lazer
Abandonar o fumo
Moderar o consumo de álcool
Evitar alimentos gordurosos
Controlar o diabetes
.Getty Images
 
Medir a pressão constantemente ajuda no controle da doença

 

 

Prevenção

  • Evite ficar parado: caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador
  • Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas
  • Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila
  • Mantenha o peso saudável: procure um profissional de saúde e peça orientação quanto à sua alimentação
  • Compareça às consultas regularmente
  • Não abandone o tratamento
  • Tome a medicação conforme a orientação médica
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Diminua o sal da comida.

 

cancro mole - dicas de saúde - portaldenoticiasdetrairao

 

Cancro mole 

Conhecido como Cancro de Ducrey, seu agente é o bacilo Gram-negativo chamado Haemophilus Ducrey. Sua transmissão é exclusivamente sexual ocorrendo em homens e mulheres. Nos últimos anos tem adquirido importância relevante, por sua manifestação (lesões) que se torna porta de entrada para o HIV.
 
Sinais e sintomas: caracterizam-se por apresentar múltiplas lesões, tipo úlceras, precedidas de dor e que exalam um odor.
 
Diagnóstico:: clínico- epidemiológico.

CONDILOMA ACUMINADO

 

Condiloma acuminado 

Seu agente infeccioso é o Papiloma Vírus Humano (HPV), que é uma das DST mais freqüentes, ultrapassando a sífilis e a gonorréia no número de casos. É transmitida sexualmente e através de objetos contaminados. É um dos causadores do câncer de colo de útero.
 

Sinais e sintomas:

sua apresentação lembra uma couve-flor ou verruga ou ainda lesões que são diagnosticadas por meio de exames específicos. Acomete a região genital, podendo também ocorrer nos lábios e língua. Algumas lesões na maioria das vezes são assintomáticas e podem provocar uma discreta coceira.
 

Diagnóstico:

clínico e preventivo (através do exame ginecológico papanicolau).

 

GONORRÉIA

 

Gonorréia

Doença altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo. Sua transmissão está relacionada aos portadores assintomáticos, isto é, que não apresentam sintomas da doença e através da mãe infectada, que pode transmitir para o recém nascido na hora do parto, causando a oftalmia gonoccócica.
 

Sinais e sintomas:

tanto no homem como na mulher, a apresentação mais comum da gonorréia é a uretrite, manifestando-se através de secreções purulentas em grande quantidade e dor ao urinar.

 

Os benefícios do Gengibre para saúde.

 

gengibre 246x300 Os benefícios do Gengibre para saúde.Conheça os benefícios do gengibre para nossa saúde!

O gengibre é de origem asiática e com seu sabor ardido e bastante peculiar proporciona inúmeros benefícios para nossa saúde.

Para termos uma ideia do poder deste alimento, saiba que ele faz bem para a circulação sanguínea, digestão e por incrível que pareça ajuda até no combate ao envelhecimento, com seu poder antioxidante.

O gengibre está sendo utilizado atualmente como coadjuvante nas dietas, pois ele acelera o metabolismo e ajuda na digestão. Existem inúmeras formas de utilizar o gengibre para este fim, mas tomar uma xícara de chá logo após as refeições é o ideal. O chá de gengibre pode ser preparado com limão, cravo e canela. (Fica muito saboroso!!)

 

COMO CONSUMIR

 
 ele pode ser consumido na forma de chá após as refeições, ou ainda como coadjuvante na preparação dos mais variados e saborosos pratos da cozinha brasileira. Ele adiciona seu sabor picante ao alimento e incrementa a comida com todos os seus benefícios para nossa saúde.
 
Colabora para redução do crescimento de tumores
 
Os benefícios do gengibre:
 
- Tem ação antiinflamatória
 
- Ajuda nos enjôos durante a gravidez
 
- Tem o poder de reduzir o colesterol ruim
 
- Possui ação bactericida
 
- Ajuda na desintoxicação do organismo
 
- Poder afrodisíaco
 
- Possui reconhecida ação na circulação sanguínea
 
- Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

 

Os benefícios da Carambola para a saúde! Caramba!!!!

 

A natureza é sábia, pois toda fruta descoberta tem algum benefício e como não podia deixar de ser, a carambola, também tem o seu. Conheça abaixo os benefícios da carambola  em prol de nossa saúde.
A carambola, conhecida cientificamente com o estranho nome de Averrhoa carambola, faz parte da família das Oxalidáceas e foi trazida para o Brasil em 1817, por meio do agrônomo francês Paul Germain.
Sua árvore é extremamente pequena, mas seus benefícios são muitos, as flores da carambola podem ser utilizadas como salada e seu suco é considerado um ótimo febrífugo. Na culinária ela pode ser utilizada para preparar geleias, gelatina, temperos e por incrível que pareça também funciona como um ótimo produto de limpeza. Seu suco possui um alto poder para remoção de manchas e polimento de metais.
Seu sabor peculiar, doce e azedo, agrada a gregos e troianos e sua fonte de minerais, como cálcio, ferro e fósforo é abundante.
Em se tratando de vitaminas, a carambola também possui uma grande riqueza, para termos ideia, ela é uma fonte inesgotável de vitamina A, C e do complexo B.Não podemos também esquecer seu poder oxidante, ela é uma poderosa fonte primária e secundária de polifenóis antioxidantes.
 
carambola Os benefícios da Carambola para a saúde! Caramba!!!!
Os benefícios da Carambola.
 
Para quem preza por alimentos pouco calóricos, ela também é um prato cheio, pois possui apenas 35 calorias por 100g de fruta. Então, se você está de dieta, pode consumir carambolas aos montes sem nenhum peso ou dor na consciência.
 
Veja abaixo alguns dos benefícios da carambola para nossa saúde:
 
- Febrífugo
- Estimulador do apetite
- Asma
- Cólicas
 
Pensando nisso tudo que foi dito acima, consuma carambola, se beneficie e seja feliz!!!
 
Contra Indicações da Carambola:
 
Como nem tudo na vida é perfeito, a natureza às vezes também comete seus pecados. Por conter ácido oxálico em sua composição, a carambola não é indicada para quem tem problemas de cálculo renal.
 

 

câncer de mama( MASCULINO )os homens também podem desenvolver!

 

Quando o câncer de mama é abordado em artigos pela internet, jornal escrito, tele-jornal, etc., muitos associam a doença às mulheres. 
O que muitos não sabem é que o câncer de mama não acomete somente o sexo feminino, os homens também podem desenvolver o tumor de mama. 
 
A incidência do câncer mamário nos homens é bem menor do que nas mulheres, atinge 1 homem em cada 100 mulheres, por esse motivo a doença é menos divulgada, mas isso não significa que seja menos grave. Quanto mais rápido for diagnosticado o câncer, as chances de cura aumentam. 
 
Segundo o cirurgião oncológico Renato Santos, do Hospital e Maternidade São Luiz, (São Paulo), os índices de cura para o câncer de mama masculino, assim como na mulher, é de 80% a 90% quando diagnosticado precocemente, enquanto que, se descoberto tardiamente, o índice cai bruscamente, oscilando ente 10% a 20% dos casos. Geralmente é entre os 50 e os 60 anos de idade que o tumor de mama masculino começa a se manifestar. 
 
Nos últimos 15 anos a incidência de câncer de mama no sexo masculino teve um aumento considerável, se comparado aos anos anteriores. Nicolás Díaz Chico - diretor do Instituto Canário de Pesquisa do Câncer (ICIC) – aponta o consumo de álcool, que influencia na metabolização dos hormônios no fígado, como um dos principais fatores de risco do câncer de mama. Estudos também associam a doença ao abuso de estrogênios (hormônios femininos). O fato do câncer de mama feminino ser mais divulgado favorece a conscientização da necessidade de fazer exames periódicos que possibilitam o diagnóstico da doença. Ao contrário do que acontece com as mulheres, os homens não tem o costume de procurar o médico para a realização de exames preventivos, além da falta de informação, as “razões culturais” também influenciam. 
 
Por inúmeros motivos, como por exemplo, para ter sucesso com o tratamento, é necessário que ao notar qualquer alteração na região da mama o homem procure um oncologista. Assim como as mulheres, os homens podem fazer o auto-exame de mama – tocando a mama para sentir se há alguma anormalidade, tomografia e exames de sangue mais complexos, para diagnosticar a doença.

Sintomas de Diabetes

 

Sintomas de Diabetes
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
 
vontade de urinar diversas vezes
fome freqUente
sede constante
perda de peso
fraqueza
fadiga
nervosismo
mudanças de humor
náusea e vômito.
 
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
 
infecções frequentes
alteração visual (visão embaçada)
dificuldade na cicatrização de feridas
formigamento nos pés e furúnculos.

tratamento de diabetes

 

 
Como é o tratamento do Diabetes
Um bom controle glicêmico depende de diversos fatores que influenciam no tratamento do diabetes.
 
Para viver com qualidade, as pessoas com diabetes devem tomar seu medicamento/insulina conforme indicação médica, ter uma alimentação balanceada e saudável, praticar atividade física, visitar regularmente seu médico e demais profissionais que o acompanham.
 
Também faz parte do tratamento, a atualização de conceitos e a troca de experiências/vivências conseguidas ao participar de atividades educativas realizadas em associações de diabetes.
 

Itens: 1 - 10 de 12
1 | 2 >>

patrocinadores

aj

27/05/2013 11:48

>>>PORTAL.COM<<<

 

>>>>IMPERDÍVEL<<<<

 

dançarina :lokinha do funk

 

Itens: 1 - 1 de 1

Blog

BR 163 INTERDITADA NESTA SEGUNDA DIA 01/07 EM TRAIRÃO-PA

01/07/2013 19:15
o desabafo de uma popular em relação as acões do ibama,,,,,,   E o que fizemos merecer esse tipo de tratamento??? Trabalhamos de sol a sol, ao invés de roubar ou depender do bolsa família? No Trairão, Caracol e região as coisas acontecem assim: O IBAMA chega, coloca fogo nas nossas...
Itens: 1 - 1 de 150

porta.com"o club dos grandes eventos"

portal.com"o club dos grandes eventos

o club das grandes multidõesportal.com os grandes eventos as grandes festa"bairro do cacau"trairão-PA

NESTE DOMINGO A GRANDE FINAL DO BOIA CROSS

 

ja é neste domingo agrande final do boia cross, R$1.100.00(um mil e cem reais )em premiação quem sera o campeão?a decisão sera neste domingo, haverá ainda torneio de futebol de quadra 300 pro 1º 200 pro 2º e 100 para o terceiro inscrições 20 reais,muito som,uma deliciosa feijoada, e muita gente bonita ( IMPERDÍVEL)
 


Itens: 1 - 2 de 2

FAQ

O FAQ está vazio.

Blog

BR 163 INTERDITADA NESTA SEGUNDA DIA 01/07 EM TRAIRÃO-PA

01/07/2013 19:15
o desabafo de uma popular em relação as acões do ibama,,,,,,   E o que fizemos merecer esse tipo de tratamento??? Trabalhamos de sol a sol, ao invés de roubar ou depender do bolsa família? No Trairão, Caracol e região as coisas acontecem assim: O IBAMA chega, coloca fogo nas nossas...

GRANDE NÚMERO DE PÚBLICO MARCOU A SEGUNDA NOITE DO ARRAIRÃO 2013.

17/06/2013 13:42
“Resgatar a cultura e a tradição do nosso povo é um papel muito importante, esse evento retrata tudo isso”...Danilo Miranda. Na noite deste sábado (15), aconteceu a segunda noite da maior festa junina da região oeste do Pará, o ARRAIARÃO. Com o tema “ARRAIARÃO O RESGATE DAS TRADIÇÕES JUNINAS” o...

ABERTURA DO ARRAIARÃO 2013 FOI SUCESSO A AGRADOU A POPULAÇÃO TRAIRENSE.

17/06/2013 12:13
Com um público estimado em mais de cinco mil espectadores, segundo dados da Defesa Civil Municipal, foi um sucesso a abertura da 19ª edição do ARRAIARÃO, maior evento junino de Trairão e um dos maiores do Pará. A noite foi marcada pelo alto nível das apresentações de danças culturais, show gospel...

Fundo Kayapó lança primeiro edital para projetos administrados pelos índios da etnia

11/06/2013 11:03
O Fundo Kayapó, que é apoiado desde o ano passado pelo Fundo Amazônia, lançou seu primeiro edital para seleção de projetos elaborados e geridos por organizações que tenham seu conselho composto por índios da etnia Kayapó. As iniciativas visam à preservação de terras e a melhoria da qualidade de...

Presos assassinos de Policial Militar da casa da seresta em Uruará, Oeste do Pará

11/06/2013 10:30
Policiais civis e militares prenderam nesta sexta-feira (7) os autores do homicídio de um policial militar no município de Uruará, na Região do Xingu. A captura dos acusados foi feita por policiais militares da Rotam (Ronda Tática Metropolitana) e da Polícia Civil, sob o comando do...

Policia Militar prende homem acusado de trafico de Droga em Moraes Almeida

11/06/2013 10:24
No dia 07/06/2013 por volta das 20h40min. Foi preso pela Guarnição do Destacamento Policial Militar de Moraes Almeida sob o Comando do 3º SGT PM EZAQUIEL, CBs NUNES, ROBERTO, SDs SOBRINHO e MARLISSON, o traficante JACKSON ARAUJO DOS SANTOS. Natural de Itaituba-Pa, nascido no dia 26/12/1982,...

Homem é preso em flagrante tentando roubar compra de ouro em Itaituba-PA

11/06/2013 10:09
Itaituba-PA: Domingo, 09, de junho de 2013. Policiais Militares do Serviço Reservado do 15º Batalhão da Policia Militar, subordinados ao CPR-X de Itaituba, no Oeste do Estado, prenderam DIVINO DONIZETE FARIAS, 37 anos, por roubo a compra de Ouro D’GOLD. Divino Donizete Farias...

Homem é preso pela Policia Militar suspeito de realizar assalto próximo ao Ginásio Municipal

08/06/2013 22:13
Homem é preso pela Policia Militar suspeito de realizar assalto próximo ao Ginásio Municipal Policiais Militares prenderam na noite de quinta feira, 06, Paulo Teixeira Filho, de 25 anos de idade, ele é suspeito de juntamente com um homem identificado por “cabeludo” estar assaltando pessoas nas...

TRE inocenta ex-prefeito de Itaituba

08/06/2013 21:51
Valmir Climaco foi acusado de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012 O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, em sessão realizada na quinta-feira, 06, absolveu por UNANIMIDADE (6 x 0), o ex-prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar.   O ex-prefeito estava sendo...

Esta foi a quarta edição do evento Junino da escola Everaldo martins

08/06/2013 21:42
Esta foi a quarta edição do evento Junino da escola. Todos os anos o Arraial é realizado com o objetivo de oportunizar aos pais e amigos um momento de alegria e descontração.   Nesta sexta-feira (07) aconteceu a festa junina da Escola Deputado Everaldo Martins, o “Arraial do Everaldo”, uma...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>